quinta-feira, 18 de julho de 2013

Castração - Benefícios da castração em cães

Muito se discute sobre a castração em cães e gatos, se deve ser feita ou não. Porém o que a maioria dos donos não sabem é que ela traz muitos benefícios aos seus animais de estimação e auxiliam muito em comportamentos indesejados. Neste post falaremos dos benefícios da castração em cães, terminando a série de artigos falando sobre o assunto castração. Pois mesmo nos dias de hoje ainda existe muita resistência e falta de informação das pessoas quando o tema é castração.
Vimos nos post's, anteriores a importância de castrar cães e gatos. Além de seus benefícios, para a sociedade e para o animal. Portanto este artigo terminará a sessão de castração falando de cães castrados e como isso muda seu comportamento.
Quando pegamos um filhote tudo é lindo! Mas o que muitos donos de cães não sabem, é que aquela fofurinha vai crescer e se enquanto é um filhote não colocarmos limites, regras, exercícios e somente depois damos carinho. Estaremos criando questões comportamentais indesejadas em nossos amigos de quatro patas. Portanto como o assunto é castração, vamos à alguns aspectos que ela pode nos auxiliar:

Benefícios da castração nos machos: Quem nunca ficou irritado por ter um cão macho e o quintal ou a casa estarem inteiro mijados? Um dos maiores benefícios ao cão e ao dono com a castração, é que o cão não demarca mais o território onde vive e deixa de fazer xixi pela casa toda.

  • Machos deixam de marcar o território onde vivem, mas continuam guardando o lugar onde vivem.
  • A agressão a outros cães é reduzida.
  • A dominância sobre o dono, ou qualquer outro animal é reduzida ou anulada.
  • Não existirá a possibilidade de constrangimento com suas visitas, pois seu cão não irá a agarrar a perna da mesma.
  • Evita a agressividade motivada pela excitação sexual, ou seja, se na rua onde mora houver uma cadela no cio e seu amigão sentir o cheiro, mas não puder chegar até a cadela, isso lhe causará ansiedade e agressividade.
Benefícios da castração nas fêmeas: Sua cadelinha já escapou e engravidou, ou depois do cio ficou com gravidez psicológica? Esses e outros problemas podem ser evitados com a castração.

  • As fêmeas não têm mais cio, gravidez psicológica e nunca ficarão grávidas.
  • Evita crias indesejadas que resultarão em superpopulação e em consequência animais abandonados.
  • Evita riscos de infecções e doenças.
  • Evita complicações de gestação e parto.
  • Evita piometra (uma grave infecção uterina) em fêmeas adultas.
Agora que você já sabe, quais são os benefícios da castração para os cães pense melhor sobre o método. Seu cachorro pode ter uma vida muito mais saudável com a castração, as prefeituras e centros de zoonoses das cidades geralmente tem projetos de castração gratuita, onde a população é atendida. 
Mariana.